Anadia/AL

13 de agosto de 2025

Anadia/AL, 13 de agosto de 2025

Governo de Alagoas assegura melhorias no acesso à comunidade quilombola em Santana do Mundaú

Governador em exercício, Ronaldo Lessa e secretários de estados se reuniram com integrantes do Instituto Irmãos Quilombolas para atendimento de reivindicações.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 13 de agosto de 2025

A.

Governador em exercício, Ronaldo Lessa discute melhorias para comunidade quilombola - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, se reuniu na manhã desta terça-feira (12), no Palácio República dos Palmares, com integrantes das comunidades quilombolas Fiolus, Jussarinha e Mariana, do município de Santana do Mundaú, para discutir o atendimento de uma pauta de reivindicações que inclui a melhoria dos acessos e instalações de poços artesianos.

A reunião contou com a participação dos secretários de Estados da Agricultura, Aline Rodrigues; de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, além do presidente do Instituto de Terras do Estado de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e técnicos das secretarias de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seades) e do Gabinete Civil.

“Essa é a segunda reunião que fazemos com essas comunidades, e dessa vez sentimos a necessidade de convocar os secretários de Estado envolvidos com as principais reivindicações para discutir como atendê-las”, observou Lessa.

Ele apontou ainda a possibilidade de realização de mais uma reunião com secretários de outras pastas, como saúde, educação e cultura, para avançar em outras questões apresentadas pelos quilombolas.

Lessa lembrou que o governador Paulo Dantas tem um compromisso de desenvolver uma política de inclusão dos movimentos sociais e tem avançado em algumas áreas, como a assistência às comunidades indígenas. “Recentemente tivemos a formatura na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de mais de 200 estudantes de comunidade indígenas, e pretendemos levar o mesmo tipo de formação para as comunidades quilombolas”, destacou Lessa.

Durante a reunião, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, se comprometeu a ir pessoalmente à comunidade para verificar a situação da estrada de acesso à comunidade Fioluz. O secretário de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, afirmou que o problema do acesso a essa comunidade, que apresenta precariedade no período de chuvas, pode ser resolvido com a pavimentação em paralelepípedo.

Segundo a representante do Instituto Irmãos Quilombola, Cícera Vital, as três comunidades quilombolas de Santana do Mundaú reúnem cerca de 250 famílias, a maior parte delas concentrada na comunidade de Fiolus. “Uma das nossas principais reivindicações é a melhoria da ladeira de acesso à comunidade Fiolus, que serve para o escoamento de toda nossa produção agrícola e também para o deslocamento dos moradores para irem à escola ou à cidade”, explicou Cícera. Conforme ela, as comunidades também precisam de poços artesianos para abastecimento d‘água e irrigação das lavouras.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos afirmou que a perfuração de novos poços nas comunidades já está autorizada, assim como a manutenção e limpeza dos poços já existentes. Explicou, no entanto, que a precariedade atual do acesso às comunidades prejudica o andamento da troca das bombas de alguns poços que estão quebrados.

A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, explicou que atualmente o programa de construção de cisternas tem priorizado a região do semiárido, devido ao problema da estiagem. Mas se comprometeu em se reunir com integrantes da comunidade para verificar as principais necessidades que podem ser atendidas pela Secretaria de Agricultura.

De acordo com a assessora especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Socorro França, um levantamento que vem sendo realizado pela secretaria identificou ao menos 90 povos quilombolas em Alagoas. “Temos hoje comunidades quilombolas em todo o Estado e temos levado as políticas de assistência social a todas elas”, assegurou.

* Agência Alagoas

🇧🇷 Mantenha-se Informado ( a )
🇧🇷 Curta e Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress