Anadia/AL

20 de setembro de 2025

Anadia/AL, 20 de setembro de 2025

Projeto Mora na Filosofia promove evento sobre fake news

Encontro será em 3 de outubro e contará com palestra do professor Ernesto Perini-Santos, da UFMG

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de setembro de 2025

vv1

www.vivaobrasil.com.br

Em parceria com o Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto Mora na Filosofia promoverá um encontro voltado ao debate sobre as fake news, no Restaurante Buenos Aires, situado na Jatiúca, na sexta-feira, 3 de outubro, a partir das 19h. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Iniciando com palestra ministrada pelo professor de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ernesto Perini-Santos, intitulada ‘Como e por que as pessoas acreditam em fake news”, o evento vai propor um debate entre os participantes sobre o tema, promovendo um espaço de formação e diálogo, estimulando o pensamento filosófico além das salas de aulas e aproximando a população da academia. “O evento pretende estimular a reflexão crítica e a participação cidadã, fortalecendo o vínculo entre a Ufal e a sociedade, além de contribuir para a consolidação de uma cultura de debate e de valorização do pensamento filosófico em Maceió”, contou o professor João Dias, um dos coordenadores do projeto.

Convidado para esta edição, o professor Ernesto Perini-Santos é pesquisador, coordenador do Colegiado de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, com doutorado em Filosofia pela Université de Tours, na França. Com passagens pela Universidade Stanford (Estados Unidos, 2009-2010), Universidade de Genebra (Suíça, 2019-2020) e pelo Instituto Jean Nicod (França, 2022), o docente atua em pesquisas nas áreas de filosofia da linguagem, história da filosofia medieval e a epistemologia social.

Projeto Mora na Filosofia

O projeto de extensão Mora na Filosofia da Ufal está em atividade desde 2010 e já realizou mais de 50 encontros ao longo de sua trajetória. Coordenado pelos professores Marcus José Alves de Souza e João Dias, busca aproximar a filosofia da comunidade acadêmica e do público em geral, por meio de encontros em espaços culturais e de convivência social.

Inspirado no modelo de cafés filosóficos, o projeto propõe reflexões em ambientes mais descontraídos, como bares e restaurantes, criando um espaço de diálogo acessível e acolhedor para discutir temas filosóficos contemporâneos de interesse coletivo. O projeto é itinerante, percorrendo vários bairros da capital. Durante a pandemia, promoveu encontros on-line, disponibilizados em seu canal no Youtube.

Fonte: Tribuna Hoje

✨ Mantenha-se Informado(a) !
✨ Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress