Anadia/AL

26 de outubro de 2025

Anadia/AL, 26 de outubro de 2025

Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação

Iniciativa vai permitir ao espaço uma ampliação de mais de mil metros quadrados de novas áreas - 07h10min.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de outubro de 2025

ALAGOAS

Secretária da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues - Foto: Ascom Secti

Assessoria

A secretária da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, visitou, na sexta-feira (24), as instalações do Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT) para conhecer os espaços e viabilizar o projeto de ampliação e requalificação.

A iniciativa vai permitir ao espaço uma ampliação de mais de mil metros quadrados de novas áreas, com salas para empresas de base tecnológica e economia criativa, laboratórios de prototipagem e realidade aumentada, além de uma usina fotovoltaica que trará mais sustentabilidade ao projeto, com energia limpa e renovável. Estão previstas ainda a aquisição de novos mobiliários e a requalificação dos ambientes já existentes.

A expansão deve atrair novos empreendimentos voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, fortalecendo a competitividade das empresas e estimulando o empreendedorismo e a inovação no estado.

Esse projeto será executado numa parceria com o Governo Federal, por meio de um convênio assinado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que garante R$ 15 milhões ao estado de Alagoas.

Para a titular da Secti, Aline Rodrigues, essa expansão representa um passo importante para consolidar Alagoas como polo de inovação no Nordeste. “Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento de novas tecnologias, à geração de empregos qualificados e ao fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e pesquisa no estado. Com o apoio da Finep e do Governo Federal, vamos transformar o Centro de Inovação do Jaraguá em uma referência nacional em sustentabilidade, tecnologia e criatividade. É um investimento que olha para o futuro e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a inovação como motor de desenvolvimento econômico e social”, disse a secretária.

A visita foi acompanhada também pela secretária de gestão interna da Secti, Maria Modesta, pelo superintendente de tecnologia, Pedro Ivo, e pelo chefe de gabinete, Eduardo Damasceno.

Sobre o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT)

Localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) é o maior hub de tecnologia de Alagoas. Inaugurado em 2021, o espaço moderno de 6.000 m² abriga universidades, empresas e empreendedores, oferecendo coworking, auditório, anfiteatro e áreas de convivência.

Hoje, o CIPT reúne mais de 30 empresas de base tecnológica, gerando mais de 900 empregos diretos. O local funciona gratuitamente, 24 horas por dia, e terá, até o final de 2026, uma expansão e requalificação dos espaços, em uma parceria com o Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 15 milhões, reforçando seu papel como polo estratégico para o desenvolvimento tecnológico e inovador do estado.

Redação com 7 Segundos

PUBLICIDADE

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress