Anadia/AL

18 de novembro de 2025

Anadia/AL, 18 de novembro de 2025

Maior operação contra roubo e receptação de celulares é deflagrada em Alagoas e outros 10 estados

''Em Alagoas, a polícia confirmou cumprimento de mandados no município de Arapiraca, no Agreste do estado. ''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de novembro de 2025

vv1

Foto: Agência Alagoas

Por: Eberth Lins

A Polícia Civil de Alagoas participou, nesta segunda-feira (17), de uma megaoperação nacional que mirou um esquema de desbloqueio e revenda de celulares roubados. A ação, realizada simultaneamente em 11 estados, cumpriu 132 mandados e é considerada a maior investida já feita no país contra crimes envolvendo furto, roubo e receptação de aparelhos.

Em Alagoas, a polícia confirmou cumprimento de mandados no município de Arapiraca, no Agreste do estado.

Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Alagoas foram os principais alvos da operação, que teve como foco desmantelar um esquema criminoso de desbloqueio e reintrodução de aparelhos celulares roubados no mercado.

A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) do Rio de Janeiro e conta com o apoio das Polícias Civis locais e de outras esferas de segurança pública, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A ação é uma continuidade dos esforços para combater a cadeia criminosa por trás do roubo e receptação de celulares, que gerou um impacto significativo em diversas regiões do país.

O ponto de partida para as investigações foi a prisão de um criminoso considerado um dos principais envolvidos no esquema de desbloqueio remoto de aparelhos. Esse criminoso, além de realizar desbloqueios, também oferecia cursos online para ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo, o que permitiu que a Polícia Civil identificasse uma vasta rede de “clientes” e participantes em vários estados. Durante a operação desta segunda-feira, os investigadores cumpriram mandados contra pessoas que eram clientes recorrentes do criminoso e que forneciam celulares roubados para serem desbloqueados.

Outro ponto de destaque da operação foi o foco nas lojas e comércios, onde muitos aparelhos desbloqueados eram reintroduzidos de forma ilegal no mercado, muitas vezes com a finalidade de dar aparência de legalidade aos dispositivos. Além disso, as investigações também apontaram que alguns criminosos estavam utilizando os aparelhos desbloqueados para acessar dados bancários das vítimas e realizar fraudes, como a abertura de contas e empréstimos fraudulentos.

A “Operação Rastreio” faz parte de um esforço contínuo da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de outros estados para desarticular a rede de roubos e receptação de celulares. Desde o início das ações, mais de 10 mil celulares foram recuperados, com 2.800 devolvidos aos seus donos legítimos. Além disso, mais de 700 pessoas foram presas, entre elas assaltantes, furtadores e receptadores.

ABN C/ TNH1
A Academia Anadiense de Letras e Artes – AALA – convida-os para o lançamento do número 03 da Revista da Academia Anadiense de Letras e Artes – AALA – que acontecerá no dia 22/11/2025, sábado, 20h, no bar do Sete, em Anadia. 

Galeria de Imagens