Anadia/AL

22 de janeiro de 2026

Anadia/AL, 22 de janeiro de 2026

Arquidiocese de Maceió proíbe uso de fogos com estampido em eventos religiosos

Decreto ratifica lei estadual e veta fogos barulhentos em paróquias, comunidades e reitorias

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de janeiro de 2026

VV1

Foto: Arquidiocese de Maceió

A Arquidiocese de Maceió publicou um decreto que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido em todo o território arquidiocesano. A medida vale para festas e demais eventos promovidos por paróquias, comunidades e reitorias.

O decreto, assinado pelo arcebispo metropolitano Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, ratifica a Lei Estadual nº 9.146/2024, que entrou em vigor no dia 15 de janeiro e estabelece a proibição da fabricação, venda, transporte e queima de fogos de artifício com estampido em Alagoas.

Proteção a grupos vulneráveis

De acordo com o texto, a decisão leva em consideração os impactos causados pelo barulho intenso desses fogos, que podem provocar sofrimento, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com deficiência, autistas e animais.

A Arquidiocese destaca que a medida tem como objetivo preservar o bem comum, a paz e o sossego da população mais sensível aos ruídos.

Vigência do decreto

O decreto foi emitido nesta quarta-feira (21), na Cúria Arquidiocesana de Maceió, e passa a valer para todas as atividades religiosas realizadas sob a responsabilidade da Arquidiocese.

ABN C/ Tribuna Hoje

Galeria de Imagens