Anadia/AL

31 de janeiro de 2026

Anadia/AL, 31 de janeiro de 2026

Kanye West se desculpa por apologia ao nazismo: ‘Perdi noção da realidade’

''Ye teve uma lesão cerebral em um grave acidente de carro em 2002, tardiamente diagnosticada em 2023''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de janeiro de 2026

vv2

Foto: Reprodução/ Instagram

O que aconteceu

Ye teve uma lesão cerebral em um grave acidente de carro em 2002, tardiamente diagnosticada em 2023. Segundo o músico, a lesão no lobo frontal do cérebro impactou diretamente sua saúde mental.

Ele também teria recebido um diagnóstico tardio de transtorno bipolar tipo 1. A falta de exames neurológicos mais minuciosos à época do acidente fez com que ele passasse anos sem um diagnóstico adequado, o que teria agravado episódios de mania e negação.

O transtorno bipolar tipo 1 é caracterizado por episódios de mania intensa. Pessoas que recebem esse diagnóstico têm momentos de euforia, impulsividade, insônia, sensação de grandiosidade e perda de contato com a realidade. Esses episódios podem ou não ser seguidos pir episódios depressivos. O transtorno pode causar prejuízos graves à vida pessoal, social e profissional e exige tratamento contínuo com acompanhamento médico.

Eu perdi a noção da realidade. Quanto mais eu ignorava o problema, mais as coisas pioraram. Eu fiz e disse coisas de que me arrependo profundamente. Tratei mal algumas das pessoas que eu mais amava. Vocês precisaram enfrentar medo, confusão, humilhação e a exaustão de lidar com alguém que estava, muitas vezes, irreconhecível. Olhando para trás, eu me desconectei de quem sou de verdade.Ye

Músico afirma que, em surto, voltou-se ao símbolo mais destrutivo que conhecia: a suástica. “Um dos aspectos mais difíceis da bipolaridade tipo 1 é viver momentos de desconexão — muitos dos quais ainda não consigo recordar — que levam a julgamentos equivocados e comportamentos imprudentes que, muitas vezes, me parecem uma experiência ‘fora do corpo'”, disse.

Lamento profundamente e estou profundamente envergonhado pelas minhas ações naquele estado, e estou comprometido com a responsabilização, o tratamento e uma mudança significativa. Isso não justifica o que fiz, porém. Não sou nazista nem antissemita. Amo o povo judeu.Ye

Ele teve um show cancelado no Brasil após o MP-SP abrir um inquérito para vetar discursos de ódio na apresentação. O show, que aconteceria em novembro do ano passado no Autódromo de Interlagos, foi cancelado dias antes de sua realização. Em fevereiro do ano passado, Ye foi dispensado por sua agência de talentos e teve sua loja fechada após vender uma camiseta com estampa de suástica.

Ye também se desculpou com a comunidade negra. “Vocês me apoiaram em todos os altos e baixos e nos períodos mais obscuros. A comunidade negra é inquestionavelmente a base de quem sou. Eu sinto muito por decepcionar vocês. Eu amo a gente”.

O rapper disse que buscou ajuda após um episódio de mania recente que “destruiu sua vida”. “No início de 2025, eu entrei em um episódio de mania de quatro meses, em que tive um comportamento psicótico, paranoico e impulsivo que destruiu minha vida. A situação ficou cada vez mais insustentável, e em alguns momentos, eu não queria mais estar aqui.”

Encorajado pela esposa, ele está em tratamento após atingir o “fundo do poço”. “Enquanto encontro meu novo equilíbrio e meu novo centro por meio de um regime eficaz de medicação, terapia, exercícios e uma vida saudável, conquistei uma clareza muito necessária. Estou canalizando minha energia para a arte positiva e significativa: música, roupas, design e outras novas ideias para ajudar o mundo”, afirma o rapper.

Não estou pedindo simpatia nem um passe livre, embora deseje merecer seu perdão. Escrevo hoje simplesmente para pedir sua paciência e compreensão enquanto encontro o caminho de volta para casa.Ye

O músico é casado com a arquiteta Bianca Censori. Em fevereiro do ano passado, em meio ao episódio de mania relatado por Ye, Bianca surgiu nua ao lado do marido no tapete vermelho do Grammy.

ABN C/ Uol – Splash 

Galeria de Imagens