Os alagoanos devem ficar atentos às mudanças nas condições do tempo nos próximos dias. A previsão meteorológica aponta aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em diversas regiões do estado entre esta segunda-feira (1º) e a quarta-feira (3), período em que a instabilidade atmosférica deve se intensificar.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a formação de nuvens será favorecida em todas as regiões de Alagoas ao longo da semana. A partir da quarta-feira, a previsão indica chuva em diferentes períodos do dia, especialmente em Maceió e no Litoral.
Na capital, no Litoral, na Zona da Mata e no Baixo São Francisco, os dias serão marcados por períodos de sol entre nuvens e possibilidade de chuvas passageiras. Já no Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, o início da semana será mais seco, com predomínio de sol e baixa probabilidade de precipitações.
As temperaturas permanecem elevadas em boa parte do estado, com máximas que podem chegar a 29°C nas regiões litorâneas e alcançar 34°C no Sertão. A umidade relativa do ar também segue alta, podendo atingir até 95%.
Além da previsão de aumento das chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 10 municípios do Norte de Alagoas. O aviso entra em vigor às 15h desta terça-feira (2) e segue até a noite da quarta-feira (3).
As cidades incluídas no alerta são Campestre, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
Segundo o Inmet, nessas localidades pode ocorrer chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhada de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h. O instituto também alerta para baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
O órgão orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A Semarh informou que segue monitorando as condições meteorológicas e recomenda que a população acompanhe os boletins atualizados para eventuais mudanças na previsão.
Fonte: Cada Minuto

















