O deputado federal Yury Bruno de Alencar Araújo, o Yury do Paredão (MDB-CE), solicitou emendas para municípios do Ceará que contrataram shows do cantor Jonas Esticado, seu sócio em uma empresa do artista. Segundo o g1, que confirmou informação divulgada pelo Metrópoles, pelo menos cinco cidades pagaram R$ 300 mil por apresentação em 2025. Com informações de G1.
Acopiara, Altaneira, Aurora, Farias Brito e Mombaça contrataram a Jonas Esticado Gravações e Edições Musicais LTDA. A empresa tem como sócios Jonas, Yury e Marcia Araújo, mãe do parlamentar. No total, as emendas enviadas pelo deputado aos cinco municípios somaram R$ 4.863.500.
Quatro repasses partiram do Ministério do Turismo a partir de solicitações de Yury do Paredão. O dinheiro destinado a Mombaça teve origem no Ministério da Fazenda, também por solicitação do deputado. As apresentações ocorreram em festas municipais, como a ExpoVaq, em Farias Brito, o Festeja Acopiara, a Festa de Outubro de Altaneira e aniversários de cidades.
Em nota, Yury afirmou que “emendas parlamentares não contratam artistas, empresas ou fornecedores” e disse que os recursos vão para entes públicos dentro das regras orçamentárias. O deputado também declarou que a execução dos convênios cabe às prefeituras e que ele “não tem ingerência sobre as contratações realizadas pelos municípios”. A equipe de Jonas Esticado informou ao g1 que não comentaria o caso.
* DCM

![]()















