Por: Jefferson Gonçalves
Foi iniciada nesta sexta-feira (1º) em 11 municípios da Bahia uma operação de fiscalização nas agências da Crefisa S.A. (Crédito, Financiamento e Investimentos). Os estabelecimentos serão fiscalizados por prepostos do Procon Bahia (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) em todo estado para apurar denúncias apresentadas por Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Crefisa pertence à Leila Pereira, que preside a instituição desde 2008. Ela também acumula a função de presidente no Palmeiras, desde 2021. De acordo com a Forbes, a Crefisa é a principal fonte de renda de Leila.
Durante a operação, as equipes do Procon irão visitar as unidades da Crefisa, acompanhadas de representantes da OAB. Ao final da operação, os relatórios vão avaliar as medidas administrativas cabíveis. Os fornecedores autuados responderão a procedimentos administrativos e podem incorrer em multas.
Serão investigadas as queixas de práticas abusivas contra consumidores hipervulneráveis, como pessoas idosas, pessoas com deficiência e de baixa escolaridade. Além de irregularidades relatadas como tempo excessivo de espera e formação de longas filas; falta de acessibilidade; ausência de assentos e sanitários adequados; deficiência nas informações; dúvidas sobre a regularidade na formalização de contratos e na atuação de correspondentes bancários.
A ação ocorre simultaneamente nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina e Paulo Afonso.
Redação com BNews
👍 Curta & Compartilhe 👁️🗨️