Por Gustavo Lucchesi
Não foi a estreia sonhada pelos brasileiros. Longe disso. No primeiro jogo pela Copa América 2024, o Brasil não saiu do 0 a 0 contra a Costa Rica nesta segunda (24), no SoFi Stadium, em Los Angeles. Com o resultado, a Colômbia lidera o Grupo D da competição, já que venceu o Paraguai ontem, por 2 a 1, em Houston.
O Brasil volta a campo nesta sexta-feira (28), às 22h, contra o Paraguai, em Las Vegas, pela 2ª rodada da fase de grupos da competição continental. No mesmo dia, às 19h, a Colômbia encara a Costa Rica, em Glendale.
Em relação ao jogo, o primeiro tempo foi de um time só. O Brasil controlou todas as ações da primeira etapa, mas emperrou no ferrolho montado pelos costa-riquenhos. O time até chegou a marcar, mas teve o gol anulado. Isso foi aos 30 minutos, quando Raphinha bateu falta na área, Rodrygo desviou de cabeça e Marquinhos completou para o gol na segunda trave. Porém, após análise de três minutos, o VAR identificou um impedimento do zagueiro brasileiro e por isso o lance foi anulado.
Bem marcado, o atacante Vinícius Júnior chegou a se irritar em alguns momentos com os marcadores, mas pouco produziu. Ao término da primeira etapa, o Brasil teve 69% de posse de bola, conseguindo oito finalizações contra apenas uma do adversário.
Na etapa final, Rodrygo já começou assustando com apenas um minuto. Aos 17 minutos, Lucas Paquetá arriscou de longe e carimbou a trave. Aos 25 minutos, duas alterações do Brasil. Saíram Vini Júnior e Raphinha e entraram Savinho e Endrick.
Os dois conseguiram balançar a defesa adversária, mas o time não conseguiu acertar o último passe. Aos 45 minutos do segundo tempo, Bruno Guimarães teve a última grande chance da partida, após bela jogada de Savinho. Porém, o volante brasileiro bateu por cima e desperdiçou a chance da vitória.
FICHA DO JOGO
BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes (Gabriel Martinelli) e Lucas Paquetá; Raphinha (Endrick), Rodrygo e Vinícius Júnior (Savinho). Técnico: Dorival Júnior.
COSTA RICA: Sequeira; Mitchell, Vargas e Calvo; Quiros, Brennes (Bran), Galo, Lassiter (Mora) e Aguilera (Taylor); Zamora (Campbell) e Ugalde (Madrigal). Técnico: Gustavo Alfaro.
Local: SoFi Stadium, Los Angeles (EUA)
Árbitro: César Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin (MEX) e Marco Bisguerra (MEX)
VAR: Guillermo Pacheco (MEX)
Cartões amarelos: Militão (BRA). Calvo e Ugalde (COS)
Público: 67.158 espectadores.
Redação com Diário de Pernambuco