Anadia/AL

21 de dezembro de 2024

Anadia/AL, 21 de dezembro de 2024

Chuvas em SC deixam maior cidade do estado debaixo d’água

Vídeo mostra região central de Joinville alagada.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de dezembro de 2024

vv2

Foto: UNITV SC/Reprodução/ND

Por: Hygino Vasconcellos

Joinville ficou debaixo d’água após o registro de 106 mm de chuva em 24 horas, conforme a MetSul. A cidade é considerada a mais populosa do estado, com 616.317 habitantes.

Outras cidades catarinenses também tiveram registro de chuva intensa. Em Bom Retiro, na Serra, seis pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.

O que aconteceu

Cidades de SC registram mais de 100 mm de chuva em 24 horas. Em Dionísio Cerqueira, no oeste catarinense, foram 176 mm conforme a MetSul. Outros municípios também registraram chuva forte: Lindóia do Sul (117 mm), Joinville (106 mm) e Caçador (103 mm).

Vídeo mostra região central de Joinville alagada. A gravação (veja abaixo) mostra mostra a Rua 9 de Março completamente tomada pela água. Na sexta-feira, a Defesa Civil da cidade já havia aumentado para estágio amarelo o plano de contingência por conta do risco de grande volume de chuva.

Imagem
          Imagem: Reprodução/Instagram
Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram
Imagem
           Imagem: Reprodução/Instagram
Imagem
            Imagem: Reprodução/Instagram

PR e RS também têm registro de chuva

Paraná também tem registro de mais de 100 mm de chuva. Em Dois Vizinhos foram 128 mm nas últimas 24 horas – a contagem vai das 9h de sexta-feira (6) até 9h de sábado (7), conforme a MetSul. Outras cidades também tiveram acumulado significativo de chuva: Francisco Beltrão (110 mm), Laranjeiras (103 mm) e Cantagalo (101).

No Rio Grande do Sul cidades registraram volume menor de chuva. Em Horizontina foram 96 mm em 24 horas. Já Palmeira das Missões teve 82 mm e Passo Fundo 81 mm, conforme a MetSul.

Expectativa de 200 mm de chuva em alguns municípios. Conforme a MetSul, a chuva forte é provocada por uma frente fria que está sendo impulsionada por uma massa de ar polar frio de forte intensidade para essa época do ano. “A MetSul Meteorologia projeta volumes acima de 100 mm numa extensa área que vai do Norte do Rio Grande do Sul, passa por Santa Catarina e chega ao Paraná, mas devem ser esperadas marcas perto e acima de 200 mm em muitos municípios. Algumas áreas podem anotar em cinco dias acumulados tão altos quanto 250 mm a 300 mm com risco de marcas localizadas superiores de 300 mm a 400 mm, em particular no Paraná”, observa a MetSul.

Redação com Uol

Mantenha-se Informado. Acesse !
Site | Alagoas Brasil Notícias 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens