Edição: Vitoria Elizabeth / Akemi Nitahara
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a segunda fase da “Operação Oasis 14”, para desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema financeiro nacional e programas sociais. Cerca de 140 agentes cumprem 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e na capital paulista. Na última atualização, 16 pessoas já haviam sido presas.
Na casa de um dos alvos, no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos fluminense, os policiais encontraram um revólver com munições. Dessa forma, além da prisão por força do mandado judicial, o investigado foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
A investigação, que teve início em maio de 2024 junto, com a Caixa Econômica Federal, apontou a participação de seis funcionários da instituição e quatro empregados de bancos privados, que utilizavam documentos falsos, de pessoas de baixa renda, como laranjas ou sócios fantasmas de empresas.
Prejuízo chega a R$ 110 milhões
Ainda segundo a PF, mais de 330 empresas de fachada faziam parte do esquema criminoso. Foram identificadas cerca de 200 operações de crédito fraudulentas, com prejuízos ao sistema financeiro de R$ 110 milhões. Além do crime de organização criminosa, os investigados responderão por estelionato qualificado, crime contra o sistema financeiro nacional, corrupção ativa e passiva, assim como lavagem de dinheiro.
Em nota, a Caixa informou que, “ao identificar indícios de ilícitos, atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações que combatem tais ocorrências”. Diz, ainda, que “as informações relativas aos casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente aos órgãos competentes para análise e investigação”. E que “aperfeiçoa os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras e monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar casos suspeitos”.
A instituição disponibiliza informações de segurança no site caixa.gov.br/seguranca.
Redação com Radioagência
◾ Mantenha-se Informado(a).
◾ Curta & Compartilhe 👁️🗨️