Anadia/AL

4 de junho de 2026

Anadia/AL, 4 de junho de 2026

Eduardo Bolsonaro compara Pix à tecnologia dos EUA e vira alvo nas redes

''Pix é público e gratuito; Zelle é privado.''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de junho de 2026

vv2

Foto: Uol

Por: João José Oliveira e Lucas Borges Teixeira

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro virou alvo nas redes sociais após comparar um meio de pagamento usado nos Estados Unidos com o Pix, apontado como exemplo de prática comercial “irrazoável” pela Casa Branca para justificar nova taxação sobre exportações brasileiras.

O que aconteceu

Eduardo Bolsonaro compara Pix a tecnologia de pagamento dos Estados Unidos. Em entrevista à TMC, o ex-deputado e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o Brasil tem espaço para rebater a acusação dos Estados Unidos contra o Pix brasileiro de ser um exemplo de prática contra a livre concorrência.

Os EUA têm mecanismos muito semelhantes ao Pix. Como por exemplo o Zelle. O Pix dos Estados Unidos é o Zelle. Então, dá para você ir para a mesa de negociação dos americanos com bons argumentos. Dá para sentar, dá para negociar. Eles têm interesses que se complementam, como terras raras. Eduardo Bolsonaro

O vídeo está sendo compartilhado por petistas. Apoiadores do presidente Lula (PT) estão repassando a entrevista sob o argumento de que o ex-deputado e o irmão Flávio Bolsonaro (PL), presidenciável, estão “em conluio” com o governo norte-americano contra o sistema brasileiro.

Este também tem sido o tom do governo brasileiro. Após o anúncio de nova proposta de sobretaxação, Lula chamou os irmãos Bolsonaro de “traidores da pátria” e o adversário na campanha presidencial de “imbecil”. “Ele não sabe que ele não vai prejudicar o Lula, ele vai prejudicar é o povo brasileiro”, disse o presidente.

Estados Unidos citaram Pix 20 vezes no documento do novo tarifaço contra Brasil. No relatório de 107 páginas do USTR, no qual apresenta os argumentos para concluir que a política brasileira distorce a concorrência e cria barreiras ao comércio dos Estados Unidos, o órgão dedica 16 páginas para acusar práticas comerciais desleais no sistema de pagamentos instantâneos criado e operado pelo Banco Central.

Relatório aponta que Banco Central teria adotado regras que favorecem diretamente o Pix. Entre exemplos citados estão a obrigatoriedade de adesão ao sistema por instituições financeiras e a exigência de que o Pix tenha destaque, além da imposição de gratuidade do serviço para pessoas físicas.

A proposta do governo norte-americano incomodou o Planalto. O anúncio se dá quase um mês depois do encontro entre o presidente Lula e Trump na Casa Branca, quando foi prometido um grupo bilateral de trabalho para tentar chegar à resolução dos entraves em 30 dias. Desde então, só houve uma reunião entre ministros e, para desgosto do governo brasileiro, foi anunciada uma proposta de aumento, não de diminuição.

Diferenças

Pix é público e gratuito; Zelle é privado. Lançado em 2017, o ‘Pix americano’ pertence a um consórcio privado (Early Warning Services), controlado por grandes bancos.

Pix é instantâneo; Zelle pode demorar horas ou dias para completar transação. Além disso, o sistema americano não cobre todo território dos Estados Unidos nem funciona fora do ecossistema bancário aderente.

Críticas nas redes sociais

Comparar Pix com Zelle atrai críticas a filho de Bolsonaro. O tema viralizou na rede social X, colocando o ex-parlamentar entre os assuntos mais comentados nesta quinta-feira.

“Morei quase cinco anos nos EUA. O Zelle não tem nada a ver com o Pix. O Pix é uma infraestrutura pública de pagamentos acessível a qualquer instituição, empresa ou indivíduo. O Zelle é um serviço privado usado prioritariamente para pagamentos P2P”.

“Inacreditável a família Bolsonaro,querer trocar o Pix pela plataforma americano, o Zelle são muito traidores da pátria, como serem eleitos neste país”

“Não existe nada no mundo comparação ao Pix!”

Redação com Uol 

Galeria de Imagens