Anadia/AL

8 de março de 2025

Anadia/AL, 8 de março de 2025

FIFA, Conmebol e CBF precisam agir, diz Lula sobre racismo contra Luighi

Durante partida contra o Cerro Porteño, torcedores imitaram um macaco e cuspiram no palmeirense.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de março de 2025

E.1

Luighi, do Palmeiras, chorou após sofrer raciscmo no Paraguai • Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou apoio ao jogador Luighi, do Palmeiras, nesta sexta-feira (7), e cobrou uma ação da FIFA, Conmebol e CBF. O jogador sofreu racismo em um jogo da Libertadores sub-20, no Paraguai.

Ao ser substituído, Luighi foi chamado de macaco pelos torcedores e logo alertou a arbitragem sobre as ofensas, mas o árbitro Augusto Menendez ignorou as queixas e seguiu com a partida.

Ministérios se manifestam

Além do presidente Lula, os ministérios do Esporte e da Igualdade Racial se manifestaram oficialmente sobre o acontecimento com os jogadores do Palmeiras.

“Reiteramos que o racismo é crime e não será tolerado em hipótese alguma. Este Ministério exigirá, junto à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), uma investigação rigorosa do ocorrido e a aplicação das sanções cabíveis aos responsáveis, conforme as normas vigentes. É imperativo que as leis sejam cumpridas com rigor para coibir e erradicar qualquer manifestação discriminatória no esporte”, escreveu a pasta de Esportes em comunicado à imprensa divulgado nesta sexta-feira (7).

“Nenhum jogador, em qualquer ambiente esportivo, deve ser alvo de discriminação por sua cor, origem ou identidade”, diz publicação conjunta dos ministérios publicada no Instagram. “O Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial reiteram o compromisso em trabalhar de forma contínua para erradicar o racismo em todas as suas formas. Estamos juntos na luta por um futebol mais justo e livre de preconceitos, com o apoio das autoridades, clubes, jogadores e, principalmente, de cada torcedor”.

CBF

Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe ‍👁️‍🗨️

Galeria de Imagens