Anadia/AL

1 de dezembro de 2024

Anadia/AL, 1 de dezembro de 2024

Latam demite comandantes que pilotavam avião que bateu a cauda na pista em Milão

Segundo autoridade de aviação italiana, dados incorretos inseridos no computador de bordo causaram o chamado "tail strike" / 11:48 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de agosto de 2024

VV2

(Reprodução/X)

A companhia aérea Latam demitiu os três comandantes que pilotavam o avião que bateu a cauda ao decolar do aeroporto de Milão em junho. As informações são do portal g1.
A demissão ocorre após a autoridade de aviação italiana divulgar o resultado de sua investigação sobre o incidente. Segundo a ANSV, dados incorretos inseridos no computador de bordo causaram o chamado “tail strike”.
De acordo com o portal, estavam na cabine um instrutor, que comandava a aeronave na decolagem; um comandante em treinamento e um comandante de apoio, que assumiria o controle do avião enquanto um dos outros dois estivesse descansando.

A aeronave 777-300, que deveria ir para o aeroporto de Guarulhos (SP), precisou voar em círculos durante uma hora e meia para esvaziar o tanque de combustível, antes de retornar ao aeroporto de Malpensa, em Milão, devido ao risco de dano estrutural.

Nenhum dos 398 ocupantes, entre passageiros e tripulantes, se feriu no incidente.

Divulgado na sexta-feira (23), o relatório da ANSV, a agência de segurança de voo da Itália, indicou que dados incorretos foram inseridos no sistema de gerenciamento de voo do avião. A responsabilidade por inserir essas informações é dos comandantes das aeronaves.

Segundo a agência, os dados eram diferentes dos calculados pela Latam posteriormente, considerando as condições da aeronave e da pista — que ficou com uma marca de 723 metros e 6 centímetros de profundidade após o incidente.

A Latam não quis comentar as demissões. Na época do incidente, a companhia lamentou o ocorrido no aeroporto de Malpensa.

InfoMoney 

Galeria de Imagens