No primeiro trimestre de 2025, o programa Na Base do Sossego, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), intensificou as ações de combate à poluição sonora em Maceió e Marechal Deodoro. Entre janeiro e março, foram realizadas 1.180 visitas técnicas a proprietários de imóveis alvos de denúncias por perturbação do sossego, além da execução de 83 operações para coibir abusos no uso de equipamentos sonoros.
As ações foram organizadas em parceria com o Comando do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e resultaram na apreensão de 43 aparelhos de som. O programa, desenvolvido em conjunto com órgãos do sistema de Justiça, tem como foco garantir o direito ao sossego da população, fortalecendo a fiscalização e promovendo a conscientização sobre os limites legais para o uso de som em ambientes residenciais e comerciais.
De acordo com o capitão Alex Acioli, chefe da Polícia Comunitária, o principal objetivo das visitas técnicas e das operações é orientar os cidadãos sobre a legislação vigente. No entanto, ele reforça que, em casos de reincidência, os equipamentos sonoros podem ser recolhidos.
“Nosso foco, durante as operações, é promover uma mudança cultural em relação ao som alto nos bairros. É fundamental entender que todos têm o direito de ouvir música, mas sem comprometer o descanso e o sossego dos vizinhos. Quando identificamos o problema pela primeira vez, fornecemos orientações. Mas se houver reincidência, os equipamentos podem ser apreendidos”, explicou ele.
Redação com Gazeta Web