Anadia/AL

9 de outubro de 2026

Anadia/AL, 9 de outubro de 2026

Nikolas Ferreira divulga publicação falsa atribuída a Ana Elisa, e equipe da deputada anuncia ação judicial

Parlamentar do PT nega ter defendido fechamento de igrejas e denuncia ameaças de morte e violência sexual após ataques nas redes sociais

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 9 de outubro de 2026

VV1

Crédito: Gabriel Paiva/PT na Câmara | Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Por: Otávio Rosso

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (9), a assessoria da deputada afirma que Nikolas compartilhou na quinta-feira (8), com seus milhões de seguidores nas redes sociais, uma suposta publicação de outubro de 2022. O conteúdo atribuía à parlamentar uma posição contrária à manutenção de templos religiosos, o que foi categoricamente negado por sua equipe.

“O tweet é falso. Ana nunca o escreveu, ele não existe no histórico de sua conta, e ela jamais defendeu o fechamento de igreja alguma. Pediremos a perícia que comprovará a montagem”, afirma o comunicado.

A assessoria também destaca que Ana Elisa tinha apenas 17 anos na data atribuída à publicação. Para a equipe, a utilização de uma suposta mensagem daquele período constitui uma tentativa de atingir politicamente a deputada durante a campanha eleitoral.

Equipe de Ana Elisa anuncia medidas contra Nikolas Ferreira

A representação anunciada pela equipe da parlamentar deverá ser encaminhada à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público. A assessoria sustenta que a divulgação de informações falsas durante o processo eleitoral pode configurar infração prevista no artigo 323 do Código Eleitoral.

O comunicado também menciona o artigo 326-B, relacionado à violência política contra mulheres, ao denunciar ataques de caráter racista e ameaças dirigidas à deputada.

“A equipe de Ana acionará a Justiça Eleitoral e o Ministério Público contra o deputado e contra todos que disseminaram o conteúdo falso”, informa a nota.

A assessoria afirma ainda que Nikolas Ferreira já esteve envolvido em uma controvérsia semelhante durante as eleições presidenciais de 2022, quando divulgou um vídeo associando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao fechamento de igrejas.

Na ocasião, segundo a equipe de Ana Elisa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por unanimidade, que Nikolas publicasse um direito de resposta a Lula. No conteúdo divulgado em cumprimento à decisão, o parlamentar reconheceu ser “completamente falsa” a afirmação sobre o fechamento de templos religiosos.

Ao recuperar esse episódio, a assessoria acusa o deputado do PL de voltar a utilizar uma narrativa semelhante, desta vez contra Ana Elisa.

Deputada denuncia racismo e ameaças de morte e estupro

Além da publicação contestada, a equipe da deputada denuncia uma série de ataques nas redes sociais, incluindo manifestações racistas, montagens e ameaças de violência sexual e assassinato.

De acordo com o comunicado, as agressões se intensificaram desde que Ana Elisa passou a participar ativamente da campanha pela reeleição do presidente Lula.

“Desde então, a rede bolsonarista que orbita o deputado espalha montagens, racismo e ameaças de estupro e de morte contra Ana, ataques que se intensificaram desde que ela passou a se dedicar à campanha de Lula. Cada autor será identificado e responsabilizado”, afirma a assessoria.

Diante da gravidade das ameaças, a parlamentar decidiu desativar temporariamente seu perfil na rede social X, antigo Twitter. A equipe informa, entretanto, que sua participação na campanha presidencial continua nas demais plataformas digitais.

Ana Elisa se desculpa por publicações antigas e reafirma defesa da liberdade religiosa

A nota também aborda a circulação de publicações antigas e autênticas da deputada que, segundo sua assessoria, foram retiradas de contexto e utilizadas em ataques políticos.

A equipe afirma que a maior parte dessas manifestações ocorreu quando Ana Elisa tinha 17 anos e argumenta que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecem proteções à dignidade e à imagem de adolescentes.

Ao comentar o conteúdo dessas mensagens, a assessoria afirma que a parlamentar reconhece suas manifestações anteriores, mas mudou de posicionamento ao longo dos anos.

“Ana assume o que escreveu, retrata-se e pede desculpas a quem se sentiu ofendido, mas é importante que se diga: aos 21, já não pensa como antes. É católica praticante e defende a liberdade religiosa, o Estado laico e a democracia”, destaca o comunicado.

A equipe também associa os ataques à condição de Ana Elisa como mulher negra na política e critica a utilização de manifestações feitas durante a adolescência para desqualificar sua atuação parlamentar.

“Às mulheres negras se nega o direito de errar, a juventude e a própria humanidade. Ana reivindica os três”, afirma a nota.

Ao encerrar o posicionamento, a assessoria reforça que as ameaças não impedirão a atuação política da deputada nem sua participação na campanha presidencial.

“MONTAGENS E AMEAÇAS NÃO VÃO CALAR UMA MULHER NEGRA ELEITA”, conclui o comunicado divulgado pela equipe de Ana Elisa.

*Brasil 247

Galeria de Imagens