Por Ivan Longo
O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), fugiu de mais um debate contra seu adversário no segundo turno da eleição, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
De última hora, Nunes cancelou sua participação no debate que seria promovido na manhã desta quinta-feira (17) por UOL, Folha de S. Paulo e RedeTV. O prefeito usou como justificativa uma reunião que teria com o governador Tarcísio Gomes de Freitas para discutir o apagão na capital paulista que já dura 6 dias.
“Desde a tempestade de sexta-feira passada foram desmarcados diversos compromissos da campanha à reeleição, dando prioridade às urgências da prefeitura. Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais, por conta das mudanças climáticas previstas para sexta-feira”, diz nota divulgada pela campanha de Ricardo Nunes.
Guilherme Boulos confirmou presença no debate. Até o momento, entretanto, os organizadores não informaram se o evento será transformado em uma sabatina com o candidato do PSOL diante da ausência de Nunes.
Este já é o terceiro debate que Nunes foge contra Boulos. O atual prefeito já havia cancelado a participação em debates da Rádio CBN e da TV Cultura no programa “Roda Viva”. O encontro da CBN, com a fuga de Nunes, foi transformado em uma sabatina com Boulos e, na ocasião, o candidato do PSOL fez perguntas à cadeira vazia que havia sido reservada a Nunes e chamou o prefeito de “fujão” que teria medo do confronto.
Boulos ganhou o debate da Band
Estudo do DataFórum, plataforma de análise de dados da Revista Fórum, revela que Guilherme Boulos (PSOL) superou amplamente o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), em engajamento no X (antigo Twitter) durante o primeiro debate do segundo turno das eleições, promovido pela Band na noite da última segunda-feira (14).
A análise mostra que o compartilhamento de postagens favoráveis a Boulos, impulsionado por apoiadores da esquerda, foi significativamente superior ao de conteúdos relacionados a Nunes, promovidos pela direita e extrema-direita.
Entre 22h de segunda-feira e 00h30 de terça-feira, período que compreendeu a exibição do debate, as republicações da esquerda envolvendo o nome de Boulos representaram 62,81% do total analisado, enquanto o compartilhamento de postagens da direita relacionadas a Nunes somou apenas 28,66% do fluxo monitorado pelo DataFórum.
Isso indica que, nas redes sociais, Boulos saiu vitorioso. A análise também destaca que a postura acuada de Nunes no debate refletiu-se no X, uma vez que a direita, que dominou a plataforma no primeiro turno, viu sua presença ser ofuscada pelos apoiadores do candidato do PSOL.
Edgard Piccino, ouvidor e analista de dados da Revista Fórum, explica o fenômeno observado pelo DataFórum.
“O bom desempenho do Boulos no debate foi confirmado no Twitter, que repercutiu as publicações do candidato e de outros influenciadores do campo progressista. Repetindo a postura do Nunes no debate, a extrema direita ficou acuada, sem conseguir gerar seu costumeiro engajamento, mesmo após ter dominado a plataforma durante o tempo em que ela ficou bloqueada no Brasil”, pontua Piccino.
“Isso também confirma que o Nunes não é capaz de engajar o campo do bolsonarismo tradicional, pois tenta disfarçar seu posicionamento ideológico e não contenta o público mais radicalizado. Esta falta de engajamento nas redes pode prejudicar o Nunes nesta reta final de campanha, pois ele não tem mais a vantagem do tempo superior de televisão”, prossegue.
Redacao com Revista Forum
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