Anadia/AL

4 de maio de 2026

Anadia/AL, 4 de maio de 2026

Trump faz nova ameaça ao Irã: “Será varrido da face da Terra”

Por Guilherme Arandas.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de maio de 2026

M

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (4) que o Irã “será varrido da face da Terra” caso ataque navios norte-americanos que escoltam embarcações comerciais no Estreito de Ormuz. A declaração foi dada em entrevista à ‘Fox News’ e divulgada pelo repórter Trey Yingst após conversa com o chefe de Estado.

A fala ocorre no mesmo dia em que os EUA iniciaram a operação “Projeto Liberdade”, destinada a escoltar navios presos no Golfo Pérsico e garantir a travessia pela rota marítima. Segundo o governo norte-americano, a ação busca assegurar o fluxo de embarcações na região.

Trump também afirmou que o Irã atacou embarcações de países “não relacionados” à operação, incluindo um navio sul-coreano. “Talvez seja hora de a Coreia do Sul vir e se juntar à missão”, declarou. De acordo com o presidente, não houve danos a outras embarcações que cruzaram o estreito.

Ainda segundo Trump, forças dos EUA derrubaram sete embarcações iranianas classificadas como barcos “rápidos”. O governo do Irã negou a informação por meio da TV estatal.

As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram que já realizaram a escolta dos primeiros navios comerciais com bandeira americana pelo Estreito de Ormuz. A medida ocorre após o anúncio da operação militar para garantir a passagem na região.

Estreito de Ormuz. Foto: Divulgação

Em resposta, o Irã divulgou um mapa com áreas sob controle militar no estreito, delimitadas por linhas vermelhas. Segundo o governo iraniano, trata-se de “a nova área sob gestão e controle das Forças Armadas do Irã”. Autoridades iranianas também advertiram que qualquer força estrangeira será alvo caso se aproxime da região.

“Advertimos que qualquer força armada estrangeira —especialmente o agressivo Exército dos EUA— se pretender se aproximar ou entrar no Estreito de Ormuz será alvo e será atacada”, afirmou o comandante Abdolrahim Mousavi Abdollahi.

O Estreito de Ormuz é responsável por cerca de 20% do fluxo global de petróleo e permanece fechado pelo Irã desde 28 de fevereiro, no contexto do conflito com EUA e Israel. Apesar de um cessar-fogo iniciado em abril, a passagem segue restrita, com impacto no transporte marítimo.

Segundo os EUA, a operação “Projeto Liberdade” tem o objetivo de garantir a circulação de navios e reduzir os efeitos do bloqueio. “Se, de alguma forma, esse processo humanitário for interferido, essa interferência, infelizmente, terá que ser combatida com firmeza”, afirmou Trump.

Redação com DCM


Galeria de Imagens