Kamylla Lima e Fellipe Yuri / Ascom Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou, nesta quinta-feira (24), o primeiro módulo do Workshop de Pilotagem Defensiva, voltado para motociclistas, mototaxistas e profissionais que trabalham com aplicativos. A iniciativa tem como foco aprimorar os conhecimentos teóricos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, assim, promover um conhecimento mais aprofundado sobre as condutas adequadas no trânsito.
Ao todo, foram realizadas quatro palestras voltadas para condutas no trânsito e atualizações sobre o CTB. O professor Roberto Silva destacou a importância da empatia e do respeito no trânsito, enquanto Ana Buarque reforçou as principais regras de circulação e conduta. Já o advogado Antônio Carlos tratou da legislação, e Willams Rocha passou orientações sobre segurança e manutenção de veículos.
Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, ressaltou a importância da iniciativa para disseminar mais informações sobre segurança no trânsito.
“Estamos comprometidos em proporcionar um treinamento de qualidade para esses profissionais, garantindo que possam atuar de maneira mais segura e preventiva no trânsito. Vamos expandir o Workshop para outros municípios. Ainda este ano faremos em Arapiraca e União dos Palmares ”, afirmou.
Jânio Ferreira, um dos participantes do Workshop, destacou a relevância do curso. “O conhecimento é válido e o Detran está de parabéns. Esse tipo de iniciativa faz muita diferença para quem, como eu, utiliza a motocicleta diariamente. Para mim, está sendo bastante proveitoso, absorvi muito conteúdo útil. Eu vim de São Paulo e estou há pouco tempo em Alagoas. Lá, não tinha visto esse tipo de evento, com tantas informações preciosas, que vou começar a aplicar no dia a dia. O Detran Alagoas está de parabéns”, ressaltou.
O evento contou, também, com o sorteio de brindes como capacetes, luvas, joelheiras e cotoveleiras, em parceria com a Honda. Também foram entregues manguitos e cordões de chaveiro do Detran. Os participantes ainda tiveram acesso a testes de aferição de pressão e glicemia, oferecidos pelo Sest/Senat.
O segundo módulo, que será prático, está previsto para o dia 22 de novembro e ocorrerá na pista de provas do Detran, a partir das 13h. A atividade permitirá que os motociclistas apliquem os conceitos de pilotagem defensiva aprendidos, colocando em prática técnicas que podem fazer a diferença nas ruas.
Redação com Agência Alagoas