Anadia/AL

19 de agosto de 2026

Anadia/AL, 19 de agosto de 2026

Fachin e Andrei se reúnem para discutir entrave da PF com Mendonça

Presidente do STF quis tratar das queixas de falta de colaboração de agentes com relator das investigações contra Lulinha e do INSS

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 19 de agosto de 2026

VV1

Foto: Arte/Farol da Bahia

Por: Nino Guimarães

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Edson Fachin, se reuniu nesta 2ª feira com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para discutir entraves da corporação com o ministro André Mendonça. O relator das investigações relacionadas ao Banco Master, INSS e ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se queixado de falta de colaboração dos investigadores.

Um dos principais pontos de queixa do ministro é o atraso no envio das provas e informações dos investigadores nos autos das investigações. Mendonça chegou a ter reunião na última semana com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva, para tratar do assunto.

Agora, a reunião com Andrei foi convocada pelo ministro Fachin, presidente do STF. O ministro tem boa relação com o chefe da PF e com o próprio ministro André Mendonça. O objetivo da presidência da Corte é atuar para apaziguar a relação institucional e facilitar a cooperação entre PF e Supremo.

ENTENDA

Um dos principais pontos de atrito na relação entre PF e Mendonça aconteceu em meados de julho, quando o ministro determinou que fossem apresentados todos os elementos colhidos na operação “Sem Desconto”, que apura fraudes no INSS. A PF, por sua vez, alegou falta de pessoal e pediu novo prazo para apresentar as informações.

Foi por meio do inquérito relacionado às fraudes no INSS que a PF encontrou indícios para pedir investigações em aberto da lobista Roberta Luchsinger e de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha —filho do presidente Lula.

Redação com Poder 360 

Galeria de Imagens