Anadia/AL

20 de junho de 2024

Anadia/AL, 20 de junho de 2024

AL anuncia aumento de bolsas de iniciação científica e tecnológica

Foram estabelecidas 361 bolsas para sete instituições | 17:10 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 9 de maio de 2024

vv1

Ascom Fapeal

Nessa quarta-feira (8), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou nova resolução para atualizar as cotas de bolsas concedidas para que alunos de graduação possam exercer atividades de iniciação científica e tecnológica.

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit), os alagoanos podem aproveitar a oportunidade de vivenciar experiências de ciência e tecnologia, sob a orientação de docentes e pesquisadores qualificados, durante a sua formação profissional, incluindo também aspectos de inovação e empreendedorismo.

Foram estabelecidas 361 bolsas de iniciação científica, para sete instituições: Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cesmac e Unima/Afya.

De acordo com a Fapeal, cada instituição possui critérios internos para a seleção de bolsistas. No caso dos dois centros universitários privados, no entanto, a resolução exige que as bolsas sejam concedidas somente para estudantes oriundos da rede pública de ensino (escolas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Ifal) ou em condições de vulnerabilidade social – especificamente, alunos cuja renda familiar não ultrapasse um salário mínimo e meio.

“A cota da Uneal aumentou de 80 para 90 bolsas Pibic, e de 12 para 20 bolsas Pibit. A Uncisal recebeu o incremento de 11 bolsas Pibic, aumentando para 65, e passa a receber, pela primeira vez, cinco bolsas Pibit. O Ifal também foi incluído na cota Pibit, com 15 bolsas”, explicou a fundação.

A íntegra da resolução, com as cotas Pibic e Pibic concedidas para todas as instituições, está disponível no site oficial fapeal.br. A Fapeal é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, a requalificação e o aumento das bolsas de Pibic para essas instituições é uma demonstração do amadurecimento do sistema de produção do conhecimento e do aumento da demanda qualificada dos projetos submetidos.

“É um compromisso do governo Paulo Dantas em dar continuidade ao financiamento da formação de nossos jovens”, disse.

*Redação com Gazeta web

Galeria de Imagens