Anadia/AL

22 de julho de 2024

Anadia/AL, 22 de julho de 2024

Alunos do Colégio Tiradentes guardam lembranças inesquecíveis da viagem de intercâmbio à Inglaterra

Luiz Renato Mendes, Lara Fidelis, Alana Santana e Abelly Raissa são estudantes do CPM desde o 6º Ano do ensino fundamental.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de julho de 2024

Alagoas 1

Alunos passaram 30 dias no país europeu e trouxeram na bagagem uma experiência que irão levar por toda a vida - Ascom PMAL

Marília Morais / Ascom PMAL

Quatro alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM/PM-AL) retornaram no último mês de junho de um intercâmbio na Inglaterra após serem aprovados em seletivas do Programa Daqui para o Mundo, ofertado pelo Governo do Estado. Os alunos Luiz Renato Mendes, Lara Fidelis e Alana Santana, do 3º ano do Ensino Médio e a aluna Abelly Raissa, do 2º Ano, passaram 30 dias no país europeu e trouxeram na bagagem uma experiência que irão levar por toda a vida.

“Nós passávamos o dia em atividades escolares, que sempre contavam com aulas, visitas a universidades, passeios históricos e pequenas viagens para regiões vizinhas. Ao longo de um mês, ficamos na capital, Londres, na região universitária de Cambridge e na pequena cidade de Ely. Cada lugar que visitamos se tornou inesquecível para nós”, recordou o aluno Luiz Renato Mendes.

A seleção contou com cerca de 400 alunos de escolas públicas alagoanas. Dentro da estrutura da 1ª Gerência Regional de Educação, de Maceió, 270 estudantes realizaram as provas, resultando em apenas seis finalistas, sendo quatro deles do CPM. Além de possuírem a mesma idade, 17 anos, eles têm em comum o fato de serem alunos do Colégio Tiradentes desde o 6º Ano do Ensino Fundamental.

Filha de policial militar, a aluna Lara Fidelis relembrou a expectativa da família durante o processo seletivo. “É um momento em que os nossos pais ficam apreensivos e divididos entre o afastamento dos filhos e permitir aproveitarmos essa oportunidade. Mas tivemos muito apoio de nossos familiares, amigos, professores e dos integrantes do COM, e todos torceram bastante para alcançarmos uma vaga”, lembrou a filha do coronel da reserva remunerada Luiz Fidelis, acrescentando que os alunos viajaram acompanhados por coordenadores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL).

A aluna Abelly Raissa iniciou sua trajetória escolar no Colégio Tiradentes de  Arapiraca, mas hoje estuda na capital. “Foi uma experiência marcante que nos possibilitou conhecer novas culturas e com certeza vai ajudar na nossa formação como estudante e como ser humano”, ressaltou.

De malas prontas para a China

Tendo retornado há poucos dias da Inglaterra, a aluna Alana Santana já está pronta para embarcar novamente neste domingo (7). Em outro processo seletivo, desta vez relacionado à participação de estudantes no G20, ela foi indicada para viajar até a China, onde passará uma semana, a fim de trazer a experiência vivida lá para o encontro do grupo, que este ano ocorre no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no próximo mês de novembro.

O G20 trata-se de uma reunião dos países com as maiores economias do mundo, que se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, sociais e políticas. Para o encontro do G20, a representação do CPM será feita por Alana e pela aluna Lara Fidelis.

“Este é um ano muito especial. Estamos tendo a oportunidade de viver experiências incríveis. Espero que tudo isso contribua para o nosso futuro e para a profissão que iremos escolher logo mais”, destacou Alana.

Pré-seleção

Antes de chegarem até a prova que definiu a seleção, os alunos passaram por um processo anterior exigente. Para se inscrever, eles precisavam ter no mínimo 75% de frequência às atividades escolares e pelo menos 80 pontos no desempenho acadêmico nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

Para a coordenadora pedagógica do CPM, Helena Soares, todos os alunos selecionados são muito dedicados às atividades e mereceram o resultado. “Eles são muito aplicados e correspondem ao proposto em nosso planejamento pedagógico, que se baseia em dois eixos: organização do ensino e disciplina. Sempre apoiados por nossos professores e militares, todos já participaram de outras seleções e sempre alcançam bons resultados”, elogiou a coordenadora.

O Programa

O Programa Daqui para o Mundo consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente aos últimos três anos escolares no país para onde viajarem.

A participação no programa será por meio de processo seletivo conduzido pela Seduc e poderão se candidatar estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, com idade mínima de 14 anos até a data da viagem. O candidato também precisará ter a autorização de seu responsável legal e se submeter ao processo regular de concessão de vistos para o país destino.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens