Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, conta com 347 profissionais médicos atuando em Alagoas. O programa, que fortalece a Atenção Primária, executada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), está presente em 73 dos 102 municípios alagoanos, sendo parte da Estratégia Saúde da Família (ESF).
O Mais Médicos foi lançado em 8 de julho de 2013. O objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil, assegurando assistência médica nos locais onde, historicamente, sempre houve carência deste profissional.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa é essencial para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde de Alagoas. “Mais de 80% de todos os problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Primária. Por isso, o Programa Mais Médicos é essencial para a assistência, pois amplia a acessibilidade e a resolutividade das unidades de saúde da família, reduzindo os casos que chegam às UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]”, explicou o gestor.
O secretário lembrou ainda que o programa promove o trabalho de médicos em locais com carência de profissionais. “São médicos atuando em locais que, historicamente, sentem dificuldades em fixar esses profissionais. Esses médicos passam a conhecer a realidade das comunidades em que atuam, facilitando o trabalho e a eficiência do atendimento”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.
O gestor da pasta estadual de saúde destacou, ainda, que o programa conta com o apoio do Governo do Estado. “O Governo de Alagoas, na figura do governador Paulo Dantas, segue comprometido em atuar em parceira com o Governo Federal e os municípios, com o propósito de garantir a segurança clínica e bem estar da população como metas”, reforçou o secretário.
Redação com Agência Alagoas
Mantenha-se Informado Acesse o Portal
ABN | Alagoas Brasil Notícias 👁️🗨️