
Por Davi Salsa
Com a presença do superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Humberto Casado de Lira, foi instalada nesta sexta-feira (24), na cidade de Arapiraca, a Carreta da Saúde da Mulher.
O veículo equipado faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, com oferta de consultas e exames gratuitos de ultrassonografia, mamografia e outros exames para prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

A Carreta da Saúde está localizada no estacionamento do Hospital do Amor, às margens da Rodovia AL-220 e defronte do prédio do Centro Administrativo Municipal.
A cerimônia de lançamento contou com a presença da secretária de estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma; do prefeito Luciano Barbosa; da secretária municipal de Saúde, Rafaela Albuquerque, além de gestores em saúde de municípios vizinhos.
Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, a carreta oferece mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama.

Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero incluem colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
As mulheres a serem atendidas são da rede pública do município, previamente agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a instalação da carreta, em Arapiraca, o superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Humberto Casado de Lira, destacou a soma de esforços entre os governos federal, estadual e municípios.

O veículo deve ficar em Arapiraca pelo período de 30 dias.
Ele revelou que a meta do governo federal é reduzir o tempo de espera pelo atendimento e cuidar da prevenção das doenças que mais afetam a saúde das mulheres.
Desde as duas primeiras semanas de outubro, 21 carretas do programa Agora Tem Especialistas já atendem a população em: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO).
O objetivo do programa é alcançar 150 unidades móveis em circulação até 2026.
* Tribuna Hoje

















