Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

Olimpíada Brasileira de Matemática terá mais de 300 mil alagoanos participando

Provas serão aplicadas no próximo dia 4; pela rede estadual, serão 153.380 alunos participantes | 07:52 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de junho de 2024

vv1

Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Mais de 337 mil estudantes alagoanos participam da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas serão aplicadas na próxima terça-feira (4). Uma das principais olimpíadas de conhecimento do país, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e, este ano, bateu dois recordes: o maior número de escolas participantes – 56.513 instituições – e de cidade – 5.564 cidades ao todo, o que representa 99,9%dos municípios brasileiros.

Em todo o Brasil, 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio participam da competição.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, deseja boa prova a todos os estudantes alagoanos. “A Olimpíada é uma das mais importantes olimpíadas de conhecimento do país e abre muitas portas para o estudante medalhista. Desejo uma excelente prova para os nossos estudantes e aproveito para parabenizar as escolas e professores engajados na realização da olimpíada e preparação de seus alunos”, destaca.

Crescimento alagoano

Alagoas também registrou aumento nas inscrições, conforme explica o coordenador estadual da olimpíada, Professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Tivemos 884 escolas dos 102 municípios inscritas, o que equivale a seis escolas a mais do que em 2023”, informa. Já pela rede estadual, foram 153.380 estudantes e 282 escolas inscritos, o que representa 45,5% do total de alunos e 32% das escolas participantes. “Na rede estadual também registramos crescimento, foram três a mais se compararmos com a edição 2023”, complementa Adelailson.

Medalhistas

Na edição 2023 da OBMEP, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho na história da olimpíada, conquistando, pela primeira vez, quatro medalhas de ouro na esfera nacional da competição, somando, ao todo, 22 medalhas. Nos 18 anos de existência da olimpíada, o melhor resultado das escolas estaduais havia sido duas medalhas de ouro na edição 2019 e outras duas na edição 2021.

Destas 22 medalhas, além dos quatro ouros, foram conquistadas três pratas e 15 bronzes. Quando somados às 250 Menções Honrosas a nível nacional – quando estudantes de todo o país competem entre si -, o número de premiados da rede estadual sobe para 272. A rede estadual teve ainda seis professores e quatro escolas premiadas.

Já no âmbito regional, que contempla os melhores desempenhos de cada estado, o número de medalhistas da rede estadual sobe para 76 estudantes medalhistas, sendo 7 de ouro, 17 de prata e 52 de bronzes.

Estudantes que foram premiados tanto na etapa regional quanto na nacional receberão as duas medalhas na cerimônia de premiação, a qual deve acontecer no segundo semestre de 2024.

*Redação com Tribuna Hoje

Galeria de Imagens