A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso hidrometeorológico, na manhã deste sábado (15), para informar que devido às chuvas contínuas desde essa sexta-feira (14), principalmente no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió) e Zona da Mata, algumas áreas estão sob monitoramento constante.
O Rio Jacuípe ultrapassou a cota de atenção de 420 centímetros às 21h15 dessa sexta-feira, estabilizando durante a madrugada na cota 440 cm, voltando a se elevar consideravelmente ao longo da manhã deste sábado, quando atingiu a cota de 483 cm, às 10h00.
“Portanto, apesar da possibilidade de diminuição das chuvas, permanece a tendência de transbordamento nas próximas horas, podendo ultrapassar a cota de 530 cm, definida a cota de início de inundação das primeiras casas em Jacuípe”, destaca o alerta hidrometeorológico.
Pelo aviso, o Rio Mundaú apresenta elevação considerável na parte alta, até Murici, devendo se estender até Rio Largo, porém dentro da calha e sem riscos de transbordamento.
Os demais rios monitorados, como os rios Paraíba e São Miguel, tiveram pequenas elevações, porém sem risco de transbordamento.
Os rios do norte do Estado de Alagoas, como o Manguaba, Santo Antônio e Camaragibe, podem apresentar elevação de seus níveis em razão das chuvas nas regiões das bacias hidrográficas;
A Semarh informou que os rios litorâneos de pequena extensão, como o Rio Jacarecica, também merecem atenção especial com risco de transbordamento.
*Redação com Gazeta web