Por: Jamylle Bezerra
Está tudo pronto para mais uma edição do Verão Massayó, evento que promete esquentar ainda mais a estação com a apresentação de atrações locais e nacionais. Para começar a festa, sobem ao palco, nesta sexta-feira (12), Cláudia Leitte, Menos é Mais, Ana Carolina, Vitor Fernandes, Garota Sertaneja e Luanzinho Moraes.
A estimativa do município é que a iniciativa injete R$ 1 32 milhões na cidade, gerando emprego e renda para a população. O Verão Massayó, antes Festival de Verão, já é um evento consolidado na alta temporada da cidade e, este ano, pela primeira vez, contará com um Centro de Informações Turísticas, para atender e tirar dúvidas dos visitantes que vierem curtir os shows. Ele ficará situado na entrada do evento e será operado pela Secretaria de Turismo de Maceió (Semtur).
Os atendimentos poderão ser feitos em Libras, Português, Inglês e Espanhol. “Vamos receber os nossos visitantes com a hospitalidade típica dos alagoanos. Somos o destino mais procurado do Brasil e teremos muitos dias de festa na cidade, com artistas de renome nacional, movimentando diversos setores do turismo e gerando empregos para os maceioenses”, destacou o titular da Secretaria de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro.
Com o objetivo de garantir mais proteção e comodidade àqueles que marcarem presença no festival, a Prefeitura estará ofertando equipes capacitadas para registrar, no local do evento, Boletins de Ocorrência de crimes como assédio, homofobia e racismo. Essa é a primeira vez que o município disponibiliza esse tipo de serviço em um de seus eventos.
Além disso, o Verão Massayó também contará com um Centro Integrado de Segurança, com a presença da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e da Vara da Infância e Juventude. Em casos de flagrantes, as vítimas serão encaminhadas à Central de Flagrantes mais próxima, juntamente com uma equipe de apoio.
O evento contará com apenas um palco e diversos recursos de acessibilidade, para as Pessoas Com Deficiência (PCD) que comparecerem aos shows. Entre eles, está o Camarote PCD, com rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, totens em braile e audiodescrição com a programação do evento. A Van PCD também estará disponível para levar o público ao evento.
Este ano serão disponibilizadas duas vans equipadas para realizar o trajeto até o local. O ponto de embarque será em frente ao restaurante Dragão, na Pajuçara, e contará com uma área equipada com sinalização, banheiros acessíveis e equipe para atender ao público. E para quem quer curtir os shows e ainda ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, um estande será montado na entrada do Festival Verão Massayó para arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados posteriormente.
*Redação com Gazeta web