Dez totens equipados com câmeras de monitoramento, botões de pânico, comunicação por áudio, iluminação e sistema de alerta foram instalados em pontos estratégicos da capital alagoana.
Os totens funcionam como pontos de apoio à comunidade, permitindo contato direto e em tempo real com a Guarda Civil Municipal. Em caso de emergência, a população pode acionar o botão de pânico e receber atendimento imediato, o que aumenta a sensação de segurança e promove uma comunicação direta entre os maceioenses e o poder público.
De acordo com a subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, os totens têm contribuído de forma significativa para dar mais tranquilidade à população.
“Esses totens são extremamente importantes porque fortalecem o trabalho de segurança. Eles permitem ampliar a vigilância em locais estratégicos, o que se torna fundamental para garantir mais proteção à população”, destacou.
A iniciativa faz parte do planejamento de modernização da segurança pública municipal, que inclui o uso de tecnologias de ponta, integração entre diferentes órgãos e constante capacitação da tropa.
Além dos totens, a Prefeitura de Maceió também utiliza Inteligência Artificial para analisar imagens captadas por câmeras instaladas em escolas, praças, ônibus, postos de saúde e outros locais monitorados.
Para ampliar a estrutura de monitoramento e garantir respostas mais rápidas e eficientes às ocorrências, o município investiu mais de R$ 2 milhões na Central Integrada de Videomonitoramento, que centraliza todas as imagens e atua em parceria com os demais órgãos de segurança.
Os totens estão distribuídos em locais de grande fluxo e relevância pública, como o Parque Linear do Benedito Bentes, o estacionamento do Marco dos Corais (Ponta Verde), a rotatória da antiga PRF (Tabuleiro do Martins), o Corredor Vera Arruda (Jatiúca), a Rota do Mar (Guaxuma), o Parque do Centenário (Farol), a Rua do Comércio (Centro), o Eustáquio Gomes (Cidade Universitária), o Parque da Lagoa (Vergel do Lago) e o Pontal da Barra.
Redação com Gazeta web