Anadia/AL

13 de junho de 2024

Anadia/AL, 13 de junho de 2024

Alagoas registra o segundo abril menos violento da série histórica

Primeiro quadrimestre de 2024 também é o melhor para a segurança pública desde 2012 | 17:11 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de maio de 2024

vv1

Foto: Reprodução SSP

Dados divulgados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Neac/SSP), nesta sexta-feira (3), mostram que o mês de abril deste ano teve o segundo melhor resultado desde quando o Governo passou a divulgar os dados da violência oficialmente.

Conforme o levantamento, em Alagoas, foram registradas 91 mortes violentas intencionais (MVI), que englobam os homicídios, feminicídios, latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte. No comparativo com mesmo mês de 2023, quando houve 99 casos, há uma redução de 8,1%. Já em relação a abril de 2014, que teve o pior índice da série histórica com 219 óbitos, a queda chega a 58,4%.

O número de MVI registrado em abril deste ano ajudou também no resultado do quadrimestre, que é o menos violento desde 2012. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram 374 mortes em Alagoas, uma redução de 54,2% em relação ao primeiro ano da série histórica, quando tiveram 817 crimes, e de 3,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado (386).

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, comemora a diminuição da criminalidade. De acordo com ele, ações conjuntas e incremento de efetivo devem aumentar ainda mais o combate ao crime.

“O resultado apresentado demonstra que estamos salvando cada vez mais vida em nosso estado. De março para abril registramos uma queda de mais de 10% no número de mortes violentas e faremos de tudo para que essa seja uma constante mês a mês. Temos atuado de forma conjunta para frear os crimes em Alagoas e ganharemos reforços nas ruas para darmos mais agilidade nas investigações e também no trabalho preventivo”, afirmou ele lembrando que na próxima semana a Polícia Científica vai receber novos integrantes.

“Na próxima segunda-feira (5), o Governo de Alagoas vai nomear 120 novos policiais científicos, que vão colaborar no serviço pericial e na elucidação de crimes. Ainda nos próximos dias, também estaremos concluindo os cursos de formação de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que contam com mais de mil agentes. Vale reforçar que também estamos com o concurso para preenchimento de 100 vagas para delegado da Polícia Civil e os cursos de formação de oficiais da PM e dos bombeiros em andamento. Estes novos policiais vão servir a população da melhor forma possível, garantindo mais tranquilidade para os alagoanos e todos que visitam o estado”, concluiu Flávio Saraiva.

*Redação com Diário Arapiraca

Galeria de Imagens